Existem certas construções na vida que levam um tempo para ficarem prontas, demandam planejamento ao decurso de um prazo que aparenta ser infindável na ótica do cansaço e da resiliência, embora todos os planos feitos tenham como objetivo o sucesso. Um dos grandes inimigos do bom projeto é a ansiedade, que visa colocar na mente daquele que planeja o sentimento de que o tempo não deve comandar a edificação daquele sonho.
Falando de construção, ouvir as experiências das pessoas quantos a sonhos e projetos chega a ser bem interessante, costumam revelar seus fundamentos para sonhar daquela forma, mostram um caminho que pode ser levado como exemplo pelos novos que irão se lançar na caminhada de suas vidas. Já imaginou? Um jovem ser convidado para palestrar sobre sonhos para outros jovens da mesma idade? Um jovem obter sucesso em suas apostas na vida, contrariando a necessidade de experiência? Um sonhador, em meio a um contexto de vida difícil, ser encontrado entre aqueles considerados "grandes" e ser reconhecido por seu senso de profissionalismo e paixão por aquilo que faz? Um jovem ser tornar Juiz? Segue algumas dicas que considero valer a pena nesta trajetória tão intrigante que é a de sonhar e construir com as próprias mãos tudo isso.
Regra nº 1: Não é Impossível!! Entendeu?
Pensar em impossibilidades seria congelar iniciativas que podem determinar o sucesso ou o fracasso de um sonho. Ter um objetivo no mínimo permite pensar que aquilo é plenamente factível, salvo as impossibilidades de ordem natural, aquelas oriundas de nossa incapacidade física, voar por exemplo, todas as coisas são possíveis de serem realizadas, de algum modo você tem capacidade de transportar isso ao plano da realidade, sozinho? com ajuda de alguém? Com uma equipe? Não interessa, o importante é pensar que se pode realizar aquilo que planeja.
É sempre necessário um bom planejamento, um direcionamento de seus esforços e recursos, a direção e o destino atraem maior importância do que a velocidade, certamente você já ouviu falar disso em algum lugar do universo. Uma dica bem legal é: Aprenda a descobrir quem exerce papel de TÉCNICO e quem exerce papel de TORCIDA na sua trajetória. O raciocínio é bem simples, técnicos irão auxiliar muito no alcance do objetivo, torcidas irão apenas dizer que estão contigo, embora não se possa contar muito. A grande diferença é que um chama sua atenção nos erros, o outro não tem essa obrigação. Pense nisso.
Regra nº 2: Se esforçar é obrigação!!
Sonhar é basicamente dizer onde quer chegar, planejar é dizer como chegar lá, se esforçar é caminhar na direção do destino utilizando todos os recursos possíveis. É exatamente nesta ordem que as coisas acontecem, não se pode alterar, não é possível usar os recursos sem direcionamento sob pena de sérios prejuízos, dizer onde quer chegar sem pensar formas de fazê-lo só vai gerar frustrações, tentar apressar a chegada pode inutilizar recursos importantes oriundos de uma caminhada cautelosa, em suma, é preciso fazer algo com sabedoria.
Pense comigo, o que é possível fazer para chegar lá? Como fazer? Quanto tempo será necessário? Quem pode me ajudar neste projeto? Questões assim ajudam a criar um direcionamento. Quer ser um Juiz? Estude muito. Estudar muito aqui parece até óbvio, mas o verdadeiro sentido é: Aprenda a valorizar teu sonho se dedicando a ele. A grande questão não é chegar lá, é saber exercer aquele cargo, é ter as exigências e encarar aquele desafio confiando em tudo que você tem para usar como ferramenta. Estudar muito significa apostar alto em um ideal, investir tempo em algo que você acredita ser possível alcançar, colocar suas forças, ferramentas, disposição, fé, em um projeto de vida. Pense nisso, a obrigação de se esforçar está na necessidade de valorizar na prática aquilo que você sonha.
Temos mais algumas regras, porém, em um próximo encontro trocaremos a continuação dessa ideia, em suma, valorize seu sonho com teu esforço, isso vai valer muito a pena, a tua dedicação é a assinatura na conquista do mundo, do teu mundo!!
Abraços Cidadãos!!!
Comentários
Postar um comentário