Um Jardim Fechado #Clara2


Olá amigos, apresento a continuação da emocionante história da Clara Mallmann, uma experiência no Jardim. Que vocês possam ser profundamente edificados por mais um texto de Manoel Oliveira. Um Abraço.


(Clara) - Não quero errar. (Resmunguei)
(Deus) - Ah, Clara, os erros fazem parte da vida e EU trabalho meus propósitos neles também.

Bom, naquele dia eu me sentia tranquila e bem comigo mesma, mas havia algo no ar, um sentimento de receio talvez...

(Clara) - Eu não quero errar, não quero que VOCÊ se decepcione comigo.
(Deus) - Filha, você vai errar. Todo mundo erra, mas agora você aprenderá a reconhecer melhor a minha voz á medida que nosso relacionamento for crescendo. Quero te apresentar alguém e será ele que te ajudará nesse processo.
(Clara) - Alguém? 
(Deus) - Um amigo. Ele te fará entender que não é porque você errou que tudo está perdido. Você vai errar as vezes, mas precisa saber o que fazer depois. Ele te ajudará a entender você mesma, o seu próprio agir, os seus pensamentos. Ele te ensinará a reconhecer a minha voz, ele te guiará e dirá o que você deverá ou não fazer. Ele lembrará você de todas as coisas que já ouviu sobre mim. Vamos?

Na minha frente havia um lugar plano, tão plano que dava para ver o horizonte sem dificuldade nenhuma. A grama estava bem verdinha, o verde brilhava mesmo e havia várias flores pelo caminho também. De longe eu reparei que tinha alguém abaixado no meio dos arbustos.

(Deus) - Tudo bem por aqui? ELE perguntou.
(Espírito Santo) - Sim. Estou fazendo alguns reparos no jardim. Respondeu o outro homem.
(Deus) - Eu quero que você conheça alguém. Essa é Clara, já falamos sobre ela, eu preciso que vocês se conheçam melhor.

Eu dei um sorriso meio desconcertado e em seguida ELE saiu e me deixou ali com aquele homem que eu nem sabia direito quem era.

(Espírito Santo) - Clara, você pode me passar aquela ferramenta?
(Clara) - Sim, claro.

Era uma espécie de pá, mas bem menor, de jardineiro mesmo.

(Clara) - O que você está fazendo?
(Espírito Santo) - Estou concertando essas mudinhas e depois vou plantá-las e elas darão bons frutos.
(Clara) - Você que cuida do jardim?
(Espírito Santo) - Também. Eu podo as árvores e ajudo para que elas produzam bons frutos, arranco as ervas daninhas das flores, cuido para que a grama esteja sempre verdinha, rego as plantas e cuido para que nada as façam apodrecer e cair.
(Clara) - Lá na minha cidade tem umas praças com alguns jardins e eu gosto de ficar admirando cada flor, as gotas de orvalho.
(Espírito Santo) - As gotas de orvalho são muito importantes, sabia? Pequenas gotas de água que fluem e ajudam a manter a vida. Você pode me ajudar?
(Clara) - Eu não sei muito bem.
(Espírito Santo) - Não tem problema, eu te ensino o que você precisar saber.

Eu confiei nele de pronto. Havia algo naquele ser que me cativava mesmo. Sua voz era suave e me dava uma sensação quentinha no coração.

Passamos algum tempo ali podando árvores, arrancando raízes, organizando flores, retirando algumas ervas daninhas...Eu estava cansada já.

(Espírito Santo) - Legal né? Estou bem satisfeito.
(Clara) - Só limpamos o jardim. Como pode está tão empolgado?  Você deve fazer isso todos os dias.
(Espírito Santo) - Clara, não é o trabalho e sim o propósito que o torna empolgante.
(Clara) - Eu não entendo. Você precisa cuidar disso tudo todos os dias. Entendo que Deus criou as flores que são lindas, as boas árvores, mas e as ervas daninhas? E essas pragas que atacam as plantas? Qual o propósito dEle criar plantas venenosas e bichinhos chatos que destroem tudo?
(Espírito Santo) - Segure.

Ele me oferecia uma plantinha que eu conhecia muito bem. Na minha cidade eu chamava aquilo de urtiga e não era nada boa.

(Espírito Santo) - Segure. Clara, eu estou aqui. Tudo bem. Pode pegar.

Tive receio porque eu conhecia aquela erva daninha. Quando criança, sem saber peguei nela e ela queimou minha pele, fez aparecer várias bolhinhas vermelhas e ardia muito. Lembro que entrei para casa chorando e mamãe teve que passar álcool no local. Mas eu aceitei. Segurei sua raiz e pra minha surpresa minha alergia não foi ativada.

(Clara) - Se você não tivesse me dito que era seguro tocar, ela teria me feito empolar?
(Espírito Santo) - Com certeza. Mas se eu der para você tocar, é diferente.
(Clara) - Viu? Então para que cria plantas más?
(Espírito Santo) - Você se apressam em dizer o que é bom ou ruim sem saber dos fatos. Muitas plantas supostamente más, como esta, contém substância para curar se misturadas com outras.
(Clara) - Ah, tipo as cobras. Elas tem veneno que pode matar um ser humano, mas o mesmo veneno é retirado para fazer o antídoto.
(Espírito Santo) - Exato! Para deixar esse jardim assim como você está vendo, eu precisei arrancar raízes de ótimas plantas. Se as raízes ficassem iriam prejudicar as sementes que ainda seriam plantadas.

Continuamos arrancando algumas raízes e depois de algum tempo ouvi uma voz atrás de nós.

(Deus) - Você fez um bom trabalho.

Então ELE estava de volta.

(Deus) - Como foi o trabalho por aqui?
(Clara) - Não terminamos ainda. Tem muita bagunça pra arrumar.
(Deus) - Não é de espantar que ainda esteja uma bagunça, Filha, porque  esse jardim é sua alma. Essa confusão é você. Juntos, você e o Espírito Santo trabalharam com um propósito no seu coração. Você viu como ele é. É um jardim muito bonito que apenas precisa de reparos. Para você parece uma confusão, mas EU vejo um jardim fértil, vivo.

Eu fiquei sem palavras, olhei para até onde meus olhos conseguiam ver e vi um jardim ainda muito bagunçado mas ao mesmo tempo lindo. ]

(Clara) - Então é isso? Meu novo amigo é o Espirito Santo?
(Deus) - Sim, é ele que te ajudará a cuidar do jardim. Ele arrancará as raízes, as plantas venenosas e ervas daninhas. Você aprenderá muito com ele e logo juntos colherão frutos. Você precisa entender que enquanto eu cuido da sua vida, do seu futuro e de tudo mais que isso envolve, é ele que cuida da parte de dentro. Ele que enfia a mão e arranca as raízes e firma as flores e árvores em outro tipo de terra.
(Clara) - Você.
(Deus) - Sim, EU SOU. Tudo que você plantar em mim, florescerá. Se você permitir o meu jardineiro irá cuidar de cada folha, cada flor, cada grama do seu jardim e um dia comeremos seus frutos, apreciando o doce que eles têm depois do árduo trabalho.
(Clara) - Deus, você me deixa sem palavras. Mas o que tudo isso tem a ver com o começo da nossa conversa?
(Deus) - Clara, você não precisa ter medo de errar ou de me decepcionar. Você precisa entender que o processo é longo e que ao longo desse processo, precisa ter paciência. 

Você não pode plantar uma semente hoje e esperar que no dia seguinte ela já dê um broto. Não. Ao invés disso, você planta a semente, rega, cuida e espera. Um dia quando você menos esperar verá as primeiras folhas brotando. Agora vai, as raízes mortas estão sendo arrancadas já, a semente nova foi plantada. Não esqueça de regar e colocar no sol para ela germinar.

(Clara) - Tá bom ,mas me promete uma coisa? Eu vi que VOCÊ tem muitos pássaros por aqui.
(Deus) - Sim, eu gosto especialmente de pássaros.

Ele sempre diz que gosta especialmente de tudo. Pensei comigo mesma e sorri.

(Clara) - Você tem um viveiro aqui no jardim?
(Deus) - Você observa muito bem. No próximo encontro eu te mostro alguns dos meus pássaros preferidos. Tudo bem?
(Clara) - Tá bom.

Abracei ELE e fui embora novamente. Naquele dia no jardim eu entendi que meus erros não definem quem eu sou. Eu sou quem ELE diz que sou. Minha função é aprender. Abri os olhos e depois de dias de seca, a chuva finalmente havia chegado e trouxe um renovo para a praça em frente a minha casa. Da janela eu vi que as coisas estavam começando a ficar verdes novamente, logo estaria tudo florido e bonito de novo.

“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Ele retira de mim todo ramo que não produz uvas. Já o que produz ele poda para que produza ainda mais. Vocês estão todos podados pela mensagem que comuniquei. Vivam em mim. Venham morar em mim como eu moro em vocês... Eu sou a videira e vocês os ramos. Quando vocês estiverem unidos a mim e eu a vocês, num relacionamento íntimo e orgânico, não imaginam que colheita terão. Separados vocês não podem produzir nada. Qualquer um que se separa de mim é um ramo morto que é apanhado e queimado na fogueira... Lembrem-se: Vocês não me escolheram, Eu os escolhi e lancei no mundo para produzir frutos que não estragarão...’’

JOÃO 15.1-16

VERSÃO A MENSAGEM.

Comentários